Dia 20 de Novembro é comemorado no Brasil a Consciência Negra. A data marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, quilombola que liderou a resistência do Quilombo dos Palmares contra os portugueses no século XVII, apesar da data ser feriado municipal em mais de mil cidades e estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro e São Paulo, a trajetória de Zumbi ainda é pouquíssimo conhecida.
Nascido livre em 1655, no Estado de Alagoas, Zumbi foi entregue à um padre ainda pequeno e foi criado dentro das tradições da igreja católica, quando aos 15 anos decidiu voltar para o quilombo, até então governado pelo tio Ganga Zumba.
O Quilombo dos Palmares ficava na região da Serra da Barriga, hoje território alagoano, considerado por historiadores como o maior quilombo da América Latina, chegando a ter uma população de 20 mil habitantes que fugiram da escravidão. Os Quilombos eram uma junção de pequenos mocambos, nome dado à pequenas comunidades negras e indígenas. Sendo o centro político de Palmares, o mocambo do Macaco foi, segundo historiadores, o maior quilombo da América Latina, tendo acolhido cerca de 20 mil escravos e indígenas.
SP já registrou mais casos de racismo em 2022 do que em todo o ano passado
Foi registrado um aumento de 625% entre os anos de 2021 e 2022!
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
o que acontece no Brasil e no mudo inteiro é um enorme colapso que podia ser evitado, as pessoas podiam ter empatia pelas pessoas, não importa se ela é branca, preta, africano ou outra cor! Acorde, estamos em 2022 e já era para ser evitado!
Nicolas Carvalho de Oliveira
@nicolas_carv22 (instagram)
Nenhum comentário:
Postar um comentário