segunda-feira, 20 de setembro de 2010

GRECIA CLASSICA PARTE II

Depois dom esplendor da civilizaçãocret-micênica, várias cidades foram saqueadas pelos dórios, a escrita caiu en desuso e a economia passou a ser de subsistência. Socialmente os gregos voltaram a viver em grandes aglomerados familiares, onde todos decendiam de um mesmo acendente. Eram os genos.
Com o passar dos séculos, sussessivas secas geraram crises econômicas que levaram os genos semelhantes a se unirem formando as FRATRIAS. Depois foram as fratrias que se uniram dando origem às tribos e, por último, da união das tribos surgiram as Pólis, as Cidades-Estados gregas.
Na Grécia Antiga não havia unidade política, isto é, não havia u país chamado Helás e sim o que chamamos de MUNDO HELÊNICO. Unido pela língua, religião e cultura.
A religião grega era POLITEÍSTA, o panteão dos deuses era vasto e haviam deuses para todos os gostos, não havia grande preocupação com a morte, pois acreditavam que havia reencarnação, sendo que o morto poderia voltar sob qualquer forma: homem, animal vegetal ou mineral.
O século VIII a. C. foi marcado pela emigração dos gregos para outras regiões em busca de terras férteis. Foram colonizadas as regiões do Mar Mediterraneo, Mar Negro, A costa Asiática, e o Norte da África. Esse movimento migratório ficou conhecido como a SEGUNDA DIÁSPORA.
Na evolução política podemos identificar as seguintes formas de governo: a monarquia, o arcontado, a tirania e finalmente a DEMOCRACIA.
Em 509 a.C., um aristocrata chamado Clístenes, realizou reformas políticas que deram origem à DEMOCRACIA. Os cidadão passaram a ser não só o homem natural da cidade-estado, mas também aquele filho de estrangeira mas, de pai grego. Mulheres, jovens e escravos continuaram sem representação na politica local.
Durante o século a. C., as cidades-estads gregas lutaram entre si pelo dominio do comercio ultramarinho. Esparta, Corinto, Tebas e Megara se uniram contra Atenas e a derrotaram. Esparta, assumiu então a liderança das cidades com muita violência. então foi derrotada pelos tebanos e seus aliadosessas batalhas ficaram conhcidas como GUERRA DO PELOPONESO. as guerras internas abriu espaço para a invasão do Mundo Helênico por Filipe II, rei da Macedonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 RESPEITO NÃ0 TEM COR, TEM CONSCIÊNCIA. SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. THAYS 9ºA